II Jornadas do NAPlus. INSCRIÇÕES ABERTAS!

INSCRIÇÕES AQUI

 

 

As Jornadas do NAPlus pretendem reunir pesquisadores da área de Antropologia Social e áreas afins (Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Museologia, Direito, Serviço Social e Ciências Sociais da Saúde) interessados em discutir as temáticas de gênero, sexualidade, sociabilidades e identidades e diferenças, relações interétnicas, patrimônio cultural, corpo, pessoa, cosmologias, poder e política, numa perspectiva antropológica. Tal evento, em sua primeira edição, é uma iniciativa do Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPlus) vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e dos grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Artes, Performances e Simbolismos – Napas, e do Grupo de Pesquisas em Antropologia do Contemporâneo – Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades (GPAC).

As discussões e debates desenvolvidos durante as Jornadas visam consolidar as linhas de pesquisa do NAPlus, bem como, trazer o debate sobre temas candentes nos últimos anos, quais sejam: Corpos, Diversidades e Preconceitos; Antropologia, Cinema e Feminismo; Racialidades, Sexualidades e Religiosidades; Antropologia, Etnologia e Sexualidades; Antropologia e Territórios Religiosos. Além disso, pretende estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMT, para a inserção destes em projetos de pesquisa e pós-graduação, promovendo o conhecimento do fazer antropológico no contexto contemporâneo.

As Jornadas do NAPlus visam propiciar o debate e o diálogo entre pesquisadores, grupos e núcleos de pesquisa sobre o fazer antropológico e a contribuição deste conhecimento acerca da diversidade étnico-culturais, das relações de gênero e sexualidade, territórios, territorialidades e sociabilidades. Os temas do evento estão articulados com os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes do NAPlus desde o ano de 2012 em contextos etnográficas com comunidades remanescentes de quilombos, povos indígenas e populações LGBTT do município de Cuiabá e estado do Mato Grosso. Os temas versam sobretudo acerca das questões concernentes ao patrimônio cultural, cultura popular, ações afirmativas, gênero, sexualidade e parentesco, cosmologias, artes e identidades.

 

Calendário das mesas-redondas

07/04 – O Carnaval e as Cidades;

24/05 – Os Saberes das “Drogas”;

A definir/06 – Corpo, Tecnologia e Arte;

A definir/08 – Performance, Territorialidades e Pluralidade;

A definir/09 – Antropologia e Saberes Plurais;

A definir/10 – Cosmopolíticas, Músicas e Territórios;

A definir/11 – Antropologia, Gênero e Populações Tradicionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *